Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

segunda-feira, 2 de março de 2009

O que é esqueletização

A esqueletização é um processo que ocorre espontaneamente na natureza, pela ação de larvas e insetos, que extraem da planta toda a clorofila, deixando aparentes suas complexas e fascinantes estruturas vasculares.

A fim de revelar aos olhos humanos toda a beleza escondida sob o manto verde da clorofila das folhas, no esforço de imitar intencionalmente a natureza, artesãos desenvolveram há centenas de anos o processo de esqueletização.

A esqueletização de folhas produz uma matéria-prima que têm aparência muito delicada, algumas assemelhando-se a rendas de finíssima trama, outras a organzas de seda, outras ainda lembrando o oriental papel-arroz.


Celulose pura, as folhas esqueletizadas são superduráveis, flexíveis e moldáveis, emprestando sua beleza a um sem-número de aplicações. Elas podem ser usadas individualmente, para decoração e revestimento, em embalagens, luminárias, móveis, paredes, para a arte floral, na confecção de flores dos mais variados formatos, para aplicação em artigos de papelaria e scrapbooking, e várias outras utilidades, variando a criatividade de cada artesão que as manipula. Em tons naturais, neutros, assim como clareadas ou tingidas nas mais diversas cores criei a Coleção Folhas do Cerrado.

A colheita das folhas é feita no dia anterior à produção. São usadas principalmente folhas decíduas, que caem das árvores num processo natural de renovação. O primeiro passo é a limpeza das folhas deixando-as isentas de qualquer sujeira e pó. O segundo passo coloca-se as folhas no recipiente cobrindo-as de água destilada (de preferência da chuva). Deixar o recipiente em local fresco e sem luz durante cinco a seis semanas, ou até que seja notado o envelhecimento das folhas. Logo após deve-se proceder uma limpeza utilizando uma escova apropriada para se retirar à seiva, deixando somente os veios mais espessos ou aparentes. A dureza da escova a ser aplicada esta diretamente relacionada com a da folha. É importante lembrar que durante o processo de repouso das folhas não pode acabar a água da bandeja ou recipiente, sempre deixá-las hidratadas durante todo o tempo. Após a limpeza podem-se branquear as folhas, adicionando uma pequena quantidade de cloro e mantendo as folhas por algumas horas. Posteriormente deve ocorrer a secagem e uma nova limpeza. A última etapa é a prensagem para que no dia seguinte estejam prontas para a utilização.

As folhas também podem ser cozidas em alta temperatura e em seguida lavadas uma a uma, com grande cuidado, para que a clorofila seja removida, revelando suas nervuras. Em seguida são colocadas para secar ao natural, algumas individualmente e outras em maços. Podem ser deixadas na cor natural, que apresenta tons terrosos e neutros, e podem também ser clareadas e tingidas nas mais diversas cores.

Nos brincos que criei utilizo tanto as folhas (sim folhas mesmo, pois são tão belas e perfeitas que muitos perguntam se são folhas mesmo) naturais quanto em vários tons. As folhas que utilizo são coletadas pela família da D. Dalva (três gerações). Visite a
coleção na loja virtual e confira.

Nenhum comentário: