Seja bem vindo(a)!!!

Seja bem vindo(a)!!!
Google
 

domingo, 19 de outubro de 2008

Brincos de Qualea Parviflora

Nada melhor do que a informação, pois o que para mim antes era casca de flor-do-cerrado, com a ida ao Simpósio aprendi que é pau-terra-roxo, ou seja, qualea parviflora.

Árvore sem exsudação ao se destacar a folha.
Copa com gemas terminais ferrugíneas.
Troncos de ate 60 cm de diâmetro; ritidoma cinza-claro, com fissuras e cristas descontinuas e sinuosas, pode exsudar goma.
Folhas simples; opostas ou verticiladas nos ramos jovens, 3 por verticilo; oblongas ou elípticas; de até 10 cm de comprimento e 6 cm de largura; ápices e bases agudos ou obtusos; margens inteiras; nervacrao broquidódroma, nervura central saliente na face inferior, as nervuras secundarias são planas em ambas as faces; pecíolos de até O,5 cm de comprimento, com um par de glândulas diminutas na base; estípulas caducas; folhas coriáceas; discolores, mais escuras na face superior; glabras ou pilosas.
Flores de até 2 cm de comprimento; calcaradas ou com esporão; uma só pétala de cor lilás ou roxa, com guia de néctar branco.
Frutos de até 5 cm de comprimento; deiscentes; secos e lenhosos.
Sementes de até 3cm de comprimento; aladas; até três por fruto.

Árvore acumuladora de alumínio.
Ocorre no cerrado sentido restrito, campos e nos cerradões do DF.

Fenologia e reprodução: árvore decídua; folhação: julho a setembro; floração: agosto a dezembro; polinização: abelhas grandes; frutificação: julho a novembro; dispersão: vento; sementes: 11.000 a 30.000/kg; germinação: taxa de até 75%, logo após a colheita.
Os frutos secos são usados no artesanato regional.

Etimologia: Oualea: latinização do nome popular qualé. Parviflora: parvi = pequeno + flora = flor, ou seja, flores pequenas. Pau-terra: em referência a madeira frágil. Roxo: referência às flores de cor roxa.


pétala /aberta / semi-aberta

Além dos modelos já criados com a qualea parviflora esta semana a Coleção Qualea com mais novidades na loja virtual.
Coleção completa de brincos clique aqui.

Nenhum comentário: